segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Refletindo as novas tecnologias. NOVAS ???

"Um dos grandes desafios na contemporaneidade é envolver as tecnologias computacionais nos projetos de aprendizagem. Os projetos e as tecnologias inovadoras pressupõem disitintas formas do fazer, ao mesmo tempo que contextualiza semelhanças nos fazeres do aluno e do professor. No CIBERESPAÇO, professores e alunos, cada um no seu papel, experimentam, trocam experiências, conectam suas inteligências. Exercem a liberdade de expressão, do espiríto crítico, do gosdto pelo trabalho criador e através do mundo virtual, vão tateando e crescendo como indivíduos".( Informática na Educação 2 -volume 2 - página 66).
________________________________________________________________________________

"Há professores que contestam a pesquisa pela Internet, alegando que os alunos imprimem o texto, colocam uma capa e entregam ao professor.
Perguntamos:
Que proposta de pesquisa esse professor fez ao aluno?
Ele usou a ferramenta como auxílio reprodutor de aprendizagem ou para construção de conhecimento?
Com certeza foi para a reprodução da informação.

Então, para qualquer proposta, qualquer pesquisa".
Informática na Educação 2 -volume 2 - página 67).
__________________________________________________________________________________

"As novas tecnologias interativas renovam a relação do usuários com a imagem, com o texto, com o conhecimento... Elas permitem o redmensionmaneto da mensagem, da emissão e da recepção".
(SILVA, 2000, p. 141.
__________________________________________________________________________________


" O receptor não está mais em posição de recepção clássica, ele é convidado à livre criação, e a mensagem ganha sentido sob sua intervenção".  (SILVA, 2003, p.57).


________________________________________________________________________________

"Como lidar com essa nova modalidade comunicacional na escola?
Precisamos vencer a modalidade de transmissão de conhecimentos e avançar em direção a co-criação".
( Informática na Educação 2 -volume 2 - página 83).

"O professor que busca interatividade com seus alunos propõe o conhecimento, não o transmite". 
(SILVA, 2003, p.57).
 ________________________________________________________________________________

"Você deve estar se perguntando:
Será possível acompanhar a aprendizagem dos alunos com mediação de recursos tecnológicos e da Internet?
Sim é possível. Não estamos dizendo que é tarefa fácil, estamos lhe convidando a pensar sobre o desenvolvimento de atividades mediadas por recursos tecnológicos em ambientes presenciais ou virtuaisde aprendizagem".( Informática na Educação 2 -volume 2 - página 84).

"No lugar da memorização e da transmissão centradas no seu falar-ditar, o profesor propóe aprendizagem aso estudantes modelando os domínios do conhecimento como espaços abertos à navegação, em teias (hipertxto) de ligações e de interações, permitindo que os alunos construam seus pr´prios mapas e conduzam suas explorações". (SILVA, 2003, p. 52).

Acredito que estarmos "antenados" com as novas, nem tão novas asim, tecnologias seja primordial não só para o professor, mas para todo cidadão.
Dizer não sei é o primeiro passo para aprender.
Não sei mas quero aprender.
"Querer é poder. O que é execesivamente raro é o querer" (Kalil Gibran).
Aprender sempre, e se esse aprendizado vem através da interação como os alunos, qual o problema? É vergonha eles saberem mais que nós? Claro que não, eles são , eles são nativos digitais, sua língua materna é o "Internetes", enquanto nós somos meros imigrantes, mas com aguçado espríto de sobreviênvia que impulsiona nossa aprendizagem, senão estaremos fadados ao fracasso.
Vamos refletir, nos libertar da falsa concepção de que "temos que ensinar" e correr na frente para recuperar o "tempo perdido", pois quem corre atrás é sempre o útimo a chegar.
E "esses nativos digitais" presentes em nossas escolas e em nosso cotidiano, estão com "alguns segundos" (rsrsrrsrs....) de vantagm sobre nós.

Pensem, deixem seus comentários. Concodem, discordem...



2 comentários:

  1. Concordo com vc quando diz que o primeiro passo é dizer não sei. Não sei mas quero aprender. Vivemos em um mundo extremamente digital e nossos alunos são bombardeados constantemente com informações, informações essas que muitas vezes chegam a eles primeiro do que a nós professores. Manter-se "antenado" é uma forma de motivar o interesse do aluno na aula. A vontade de aprender e se renovar precisa ser constante, estar em nosso DNA (olha a propaganda), pois se usarmos de artificios obsoletos e que não despertem o interesse, certamente o objetivo não será alcançado.

    Gostei de ver o meu "antenado" em seu post. Vai acabar virando moda...rsrs...

    Bjo grande.

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de falar: vc falou do visual do meu blog ai mandei p a plataforma um recado no fórum p vc com uns links de sites com dicas muito interessantes. E em português, o que pelo menos pra mim, é tudo de bom...rs. Espero que goste.
    BJksssssssssss

    ResponderExcluir