quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia do professor

Amanhã será dia do professor.

Pensei em postar um texto entre os muitos já escritos.

Mas hoje participei do Conselho de Classe da escola onde trabalho e resolvi compartilhar minhas sensações, dúvidas, certezas...
Dia do professor. Será que professor tem dia? Acho que dia de Conselho de Classe é dia do professor, do professor se expressar (penso que eles gostariam de falar sobre coisas boas, mas o que percebi é que existe um entrave na educação que não permite esse deleite ao professor. Não sei o que é. Talvez, o Sistema, talvez a escola, talvez o aluno, talvez a avaliação, talvez, talvez...)

No primeiro bimestre citamos os alunos com dificuldade de aprendizagem (dificuldade de aprendizagem, o que é isso? Ele não aprende? Não conseguimos ensiná-lo? O aluno aprende ou temos que ensinar????), alunos com "mau comportamento (mau comportamento?). alunos destaques positivos (positivos por que conseguem "nota azul"- nota azul é positivo? ).

No segundo bimestre a mesma coisa e os mesmos nomes citados.

Quarto bimestre. Acrescenta um nome aqui, retira outro dali, basicamente nada mudou. O que houve?

Ouvi durante o Conselho o desabafo da diretora diante das dificuldades, da falta de apoio, da sua solidão.

Ouvi uma professora dizer que o aluno, hoje no 6º ano, tem dificuldades de aprendizagem desde o pré escolar (foi sua professora no pré, no 3º e 4º) e até agora nada foi feito. (quem deveria fazer? O que deveria ser feito?).

Senti a tristeza da Orientadora educacional ao declarar que em todo Conselho o foco é avaliação do comportamento do aluno, e não se questiona o porque disso (Será que o aluno se "comporta mau" porque quer ou ou esse "comportar-se mau" é fruto do não interesse pela escola? E a escola o que pode fazer?

Ah! Vi também um professor "brigando"para colocar um aluno com algumas "notas vermelhas" na lista dos destaques positivos. (o aluno se esforçou, mas seu esforço não lhe garantiu a tão almejada, ou não, "nota azul". Por que? Quantitativa X qualitativa). O Sistema soma não sente. E o professor? Sofre.

Alguns discordam: "Nota vermelha, não pode ser exemplo. Será?

Ouvi desabafos com relação à participação dos pais (os pais não participam  ou será que o espaço aberto à participação dos pais não é exatamente o que eles querem - será que é bom ir à escola ouvir que o seu filho, não se comporta, está com notas baixas... ? Evidentemente existem os pais que"não estão nem aí", no mais fica difícil conceber um pai que não quer o sucesso do filho. Mas que mecanismo usar para motivar esse pai?

Ouvi muitas outras coisas, muitos desabafos, hoje com certeza foi o dia do professor.

Percebi que as minhas angústias e questionamentos aqui declarados fazem parte do dia a dia de cada um daqueles professores e possivelmente de tantos outros.

É pessoal essa é uma pequena amostra do que  é o dia a dia do professor.
Como se tudo isso não bastasse eles ainda possuem, família, vida social, ficam doente, precisam ir ao banco, pagam contas... Eles possuem vida após escola ( tem "neguinho achando que não").

Mesmo assim eles ainda eles não desistem de nós.
Por tudo isso e por muito mais, nesse dia gostaria de usar a "palavrinha mágica" que aprendemos com eles ainda no pré escola.

OBRIGADA.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nete este seu texto me fez refletir e me colocar no dia do COC da escola onde trabalhamos. Realmente tudo acontece sempre da mesmo forma. Sempre teremos o conflito nota x ensino,aprendizagem x falta de apoio da família,fracasso escolar x falta de comprometimento do docente da série anterior,direção x orientação ("desorientação") educacional e pedagógica e por ai vai.
    Quando iremos perceber que não existem culpados, fracassados, alheios ou descomprometidos? Vivemos em um momento onde cada um procura tentar cumprir com os seus afazeres profissionais e acabamos precebendo o quanto as famílias estão sendo formatadas diferentemente de nossa época.
    "Ele deve ser capaz de observar, analisar, tirar proveito das experiências, organizar as idéias, DEBATER, pesquisar, questionar-se. São as competências que todo professor supostamente tem; o que falta é aplicá-las na própria ação." Perrenoud na Nova Escola
    O momento do COC é em meu humilde olhar o marco x para a oportunização do DEBATE com fins bem definidos, onde o docente pode expor o que realmente sente sobre o desenvolvimento de seus alunos e não um artíficio para mostrar quem tem controle de turma, trabalhos escolareres meramente estéticos, notas azuis = bom docente , notas vermelhas = falha da atuação docente,participação em manifestos meramente significativos apenas a quem elaborou projetos.
    Quando os COCS ampliarem a visão de sua real finalidade, ai sim posso dizer que ao final da minha participação nele que: VALEU A PENA.

    ResponderExcluir